terça-feira, 23 de junho de 2015

Apresentação: audiência pública sobre Ensino Religioso (STF)

No dia 15 deste mês de junho de 2015, representamos a Liga Humanista Secular do Brasil (LiHS) na audiência pública sobre o ensino religioso na escolas públicas. 

Primeiro, agradecer à LiHS pela honra e oportunidade de representá-la em um espaço tão importante.

Segundo, dizer de minha felicidade pelo fato de ser abordado por vários líderes religiosos lá presentes - dos quais cito o bispo Ivan Bonfim (da Assembleia de Deus Ministério Madureira), com quem tive prazer de trocar algumas ideias, e o dr. Vanderlei Vianna, da Igreja Adventista do Sétimo Dia - e perceber que as críticas incisivas foram, acertadamente, entendidas como críticas aos fundamentalistas religiosos, especialmente os parlamentares, e não aos religiosos em si. Esse feedback de religiosos (pelas redes sociais e pessoalmente), especialmente do "Me representa" que li ou ouvi de ateus, agnósticos, céticos e livres-pensadores que representamos naquele momento, ao longo dessa semana nos deram certeza de que acertamos.

Aproveitamos a oportunidade para compartilhar a apresentação em texto e o vídeo, logo abaixo:




A luta por um Estado Laico efetivo é, para usar de uma linguagem bíblica, a luta de Davi contra Golias. Cada um e cada uma de nós deve assumir essa luta para si, do contrário corremos o risco de termos nossa liberdade de consciência e de crença, de expressão e tantos outros direitos básicos sacrificados por uma bancada fundamentalista que muito bem lembra os fariseus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário